top of page

Perguntas Frequentes

Quando devo procurar um dentista?

   Muitos pacientes só procuram o dentista quando está com dor ou quando a estética não está legal. As consultas odontológicas deveriam ser feitas rotineiramente a cada 6 meses, ou em certos casos a cada 12 meses. E não é só para resolver os problemas acima ou fazer uma limpeza. A consulta odontológica também é uma forma de prevenção de  perdas ósseas alveolares, dores articulares por má oclusão e até câncer bucal.

mulher no dentista.png

Porque os dentes ficam amarelados?

   Temos que lembrar que os dentes, assim como a pele ou os olhos, tem uma cor que é definida geneticamente, variando de pessoa para pessoa. Também o tom dessa cor pode ser mais claro ou mais escuro pelo mesmo motivo.           

   Porém , com o tempo, pode haver um escurecimento do dente motivado por vários fatores:

dentaduras_antigas_08.jpg

Mal hálito. Quais as causas?

O mal hálito ou halitose, na grande maioria dos casos, tem origem na boca. A língua é um grande depósito de restos alimentares, descamação da cavidade oral e de bactérias. Isso tudo fermentado leva  a produção de substâncias com odor desagradável, como o enxofre. Outra causa de halitose até mais intensa é a gengivite ou periodontite. Odores vindos do pulmão também produzem um hálito mais forte, principalmente em tabagistas. O estômago muito raramente é causador do mal hálito. Em qualquer caso preconiza-se uma boa higiene oral e a consulta a seu dentista.

MAU HÁLITO.jpg

Bruxismo. O que é e quais são as causas?

O bruxismo é uma doença caracterizada pelo ranger dos dentes ou por forçar uma mandíbula contra a outra, podendo levar a desgastes acentuados dos dentes. O bruxismo pode ter consequências gravíssimas, com impossibilidade de mastigar e dificuldades em falar, além da estética bastante prejudicada e dores articulares.

Há dois tipos de bruxismo: o do sono e o de vigília (quando ocorre durante o dia). As causas da doença, geralmente estão ligadas a problemas emocionais, mal posicionamento dos dentes, ou falta deles, e deve, portanto, ser tratada por equipes multidisciplinares.

1621622737903_edited.jpg

A pandemia Covid-19 pode agravar problemas bucais?

   Sim. Entre os principais problemas bucais que podem aparecer, ou se agravarem por conta da pandemia estão a cárie dental e  a doença periodontal. Estes problemas estão ligados a alguns fatores, como a mudança nos hábitos alimentares, o estresse, o medo e a falta de visitas ao dentista.  Também estamos percebendo um aumento nos casos de bruxismo e apertamento.

 

   Não deixe de fazer seus exames preventivos!

covid.jpg

Afinal, quantos dentes temos na boca?

Depende da idade. Pode variar de 20 na infância até 32 na idade adulta.

MULHER PENSANDO.png

Como funciona o Clareamento Dental

   Com o tempo, o esmalte dos dentes vai incorporando pigmentos provenientes de alimentos, bebidas ou cigarro que levam a um escurecimento e amarelamento. O clareamento consiste em remover quimicamente esses pigmentos devolvendo a cor natural dos dentes. Sempre deve haver uma avaliação do Dentista para ver se há a indicação do clareamento, pois há limitações e contra indicações.

WhatsApp Image 2021-06-15 at 11.22.43 (3

Enxaqueca tem ligação com problemas dentais?

Muitas dores de cabeça tem causas próprias. Outras podem  ser desencadeadas por inflamações em dentes ou tecidos próximos, posicionamento errado dos dentes, problemas na articulação da mandíbula, bruxismo, entre outras causas. O contrário também é verdadeiro. Dor de ouvido e sinusite, também podem ter reflexo nos dentes e  confundir ainda mais o diagnóstico de enxaqueca. O importante é ter o diagnóstico definido por um bom profissional.

enxaqueca.png
bottom of page